RafaelaPerfilBlogRafaela Paulo Teixeira nasceu a 12 de Julho de 1996 em Santo Tirso, distrito do Porto, a norte de Portugal. É Bióloga Marinha licenciada na Universidade do Algarve (Ualg).

Em 2015 obteve o primeiro nível de espeleologia e, com muito gosto, tem vindo a colecionar certificados de palestras dadas por vários cientistas que exercem investigação em Portugal, contribuindo para o enriquecimento das suas qualidades cognitivas sobre diversos conteúdos científicos.

No ano letivo de 2015/2016, foi secretária geral do Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (NEBUA) e conquistou o primeiro lugar na Universidade do Algarve no concurso a pares denominado ANEBIO Quiz, ficando em terceiro lugar a nível nacional. O concurso nacional teve lugar em Vila Real, Portugal.

No decorrer do segundo ano de licenciatura, Rafaela candidatou-se a um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos denominado Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe que, com a colaboração da Fulbright, após ter enviado a sua candidatura (onde constatava o seu curriculum vitae), cartas de recomendação e ter sido entrevistada na capital (Lisboa), foi a portuguesa escolhida para participar no programa. que teve lugar em Eugene (Oregon), Fort Collins (Colorado) e Washington D.C., entre as datas 18 de Junho a 24 de Julho de 2016, onde, juntamente com mais 21 estudantes de 16 diferentes países da Europa, teve formação sobre questões ambientais (environmental issues); como ser um bom líder (leadership skills); entre outras atividades, como voluntariados.

Em 2017, Rafaela participou na Conferência da 10ª edição do the Green Project Awards em Sintra, Portugal e obteve o grau de licenciada em Biologia Marinha na Universidade do Algarve. Atualmente está a frequentar o segundo ano de mestrado em Marine and Coastal Systems na mesma universidade.